receita de enroladinho de salsicha
4.9 (98.18%) 11 votes

Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para servir em uma festa, um lanche ou um aperitivo? Então, você vai adorar o enroladinho de salsicha, um salgado que faz sucesso em qualquer ocasião. O enroladinho de salsicha é feito com massa folhada ou de pão, recheada com salsicha e assada no forno. Ele fica crocante por fora e macio por dentro, e pode ser acompanhado de molhos, como mostarda, ketchup ou maionese.

Neste artigo, você vai aprender receitas de enroladinho de salsicha, e como variar a receita com três opções de recheio: queijo, bacon e catupiry. Acompanhe!

receitas de enroladinho de salsicha

O que é o enroladinho de salsicha e por que ele é bom para o paladar?

O enroladinho de salsicha é um salgado típico da culinária brasileira, que tem origem na influência dos imigrantes europeus, principalmente os alemães, que trouxeram a salsicha para o país. Ele é feito com uma massa fina e leve, que pode ser folhada ou de pão, que envolve a salsicha e forma um rolinho. Ele é assado no forno até ficar dourado e crocante, e pode ser servido quente ou frio.

O enroladinho de salsicha é bom para o paladar porque combina diferentes texturas, sabores e aromas, que agradam a maioria das pessoas. A massa é macia e leve, a salsicha é suculenta e temperada, e o recheio pode ser cremoso, salgado ou picante, de acordo com a preferência de cada um. Além disso, o enroladinho de salsicha pode ser acompanhado de molhos, que dão um toque extra de sabor e umidade.

Como fazer o enroladinho de salsicha?

Fazer o enroladinho de salsicha é muito fácil e rápido. Você só precisa de massa folhada ou de pão, salsicha e recheio, que pode ser queijo, bacon, catupiry ou outro de sua escolha. Você também pode usar salsicha de frango, de peru ou vegetariana, se preferir. Você pode comprar a massa pronta no supermercado, ou fazer a sua própria em casa, seguindo uma receita simples.

A proporção ideal é de uma fatia de massa para cada salsicha, que deve ser cortada ao meio ou em três partes, dependendo do tamanho. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em retângulos. Coloque uma porção de recheio sobre cada retângulo e cubra com uma parte de salsicha.

Enrole a massa sobre a salsicha e feche as pontas, apertando bem. Coloque os enroladinhos em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados. Retire do forno e sirva com os molhos de sua preferência.

Veja também : 3 Receitas Tradicionais de Pudim de Pão

3 receitas de enroladinho de salsicha para variar o recheio

receita de enroladinho de salsicha

Agora que você já sabe como fazer o enroladinho de salsicha básico, que tal experimentar algumas variações para deixar o seu salgado ainda mais gostoso e diferente? Confira três receitas de enroladinho de salsicha para variar o recheio que vão te surpreender!

Enroladinho de salsicha com queijo

O queijo é um ingrediente que combina perfeitamente com a salsicha, e que dá um toque cremoso e derretido ao enroladinho. Você pode usar o queijo de sua preferência, como mussarela, prato, cheddar ou parmesão.

Para fazer o enroladinho de salsicha com queijo, você vai precisar de:

– Massa folhada ou de pão
– Salsicha
– Queijo ralado ou em fatias
– Gema de ovo para pincelar

Siga os mesmos passos do enroladinho de salsicha básico, mas acrescente o queijo sobre a massa, antes de colocar a salsicha. Pincele os enroladinhos com a gema de ovo batida, para ficarem mais brilhantes e dourados. Asse no forno e sirva com mostarda ou ketchup.

Enroladinho de salsicha com bacon

O bacon é um ingrediente que dá um toque crocante e salgado ao enroladinho, e que realça o sabor da salsicha. Você pode usar o bacon em fatias ou em cubos, mas prefira o defumado, que tem mais aroma e sabor.

Para fazer o enroladinho de salsicha com bacon, você vai precisar de:

– Massa folhada ou de pão
– Salsicha
– Bacon em fatias ou em cubos
– Gema de ovo para pincelar

Siga os mesmos passos do enroladinho de salsicha básico, mas acrescente o bacon sobre a massa, antes de colocar a salsicha. Pincele os enroladinhos com a gema de ovo batida, para ficarem mais brilhantes e dourados. Asse no forno e sirva com maionese ou molho barbecue.

Enroladinho de salsicha com catupiry

O catupiry é um queijo cremoso e suave, que dá um toque macio e delicado ao enroladinho. Você pode usar o catupiry original ou o saborizado, como o de ervas, de alho ou de azeitona.

Para fazer o enroladinho de salsicha com catupiry, você vai precisar de:

– Massa folhada ou de pão
– Salsicha
– Catupiry
– Gema de ovo para pincelar

Siga os mesmos passos do enroladinho de salsicha básico, mas faça um corte na salsicha e recheie com o catupiry, usando uma colher ou um saco de confeitar. Coloque a salsicha recheada sobre a massa e enrole. Pincele os enroladinhos com a gema de ovo batida, para ficarem mais brilhantes e dourados. Asse no forno e sirva com molho de tomate ou de queijo.

Outras sugestões de enroladinhos para variar o sabor

enroladinho de salsicha

O enroladinho de salsicha é uma das opções mais populares e saborosas de enroladinhos, mas existem outras alternativas que também podem agradar o seu paladar. Algumas delas são:

– Enroladinho de presunto e queijo: substitua a salsicha por presunto e queijo, e asse no forno. Sirva com molho branco ou de tomate.
– Enroladinho de frango e catupiry: substitua a salsicha por frango desfiado e catupiry, e asse no forno. Sirva com molho de milho ou de queijo.
– Enroladinho de carne moída e azeitona: substitua a salsicha por carne moída refogada e azeitona picada, e asse no forno. Sirva com molho de tomate ou de pimenta.

Conclusão

O enroladinho de salsicha é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que pode ser servida em qualquer ocasião. Experimente as três receitas que nós ensinamos neste artigo e varie o recheio do seu salgado. Lembre-se de assar os enroladinhos até ficarem dourados e crocantes, e de servir com os molhos de sua preferência.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe abaixo. Nós adoraríamos saber a sua opinião. Obrigado pela leitura e até a próxima! 😊

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *