receita de Pudim de pão
4.6/5 - (11 votes)

Você já provou pudim de pão? Se você ainda não conhece essa sobremesa, prepare-se para se deliciar com o sabor e a textura dessa receita que é simples e econômica, mas que não deixa nada a desejar em termos de qualidade e sofisticação.

O pudim de pão é uma forma de aproveitar o pão amanhecido, que seria jogado fora, transformando-o em um doce cremoso e saboroso, que pode ser servido com calda de caramelo, de chocolate, de frutas ou de leite condensado. Além de ser fácil de fazer, o pudim de pão também é versátil, podendo ser feito com diferentes tipos de pão, de leite, de ovos e de aromas.

Neste artigo, vamos ensinar três receitas tradicionais de pudim de pão que são sucesso garantido em qualquer ocasião: o pudim de pão francês, o pudim de pão de forma e o pudim de pão de ló. Vamos aprender?

receita de Pudim de pão

A origem do pudim de pão

Você sabe de onde surgiu o pudim de pão? Acredita-se que essa sobremesa tenha sido criada na Europa, há mais de 300 anos. Os primeiros registros do pudim de pão datam do século XVIII, quando os cozinheiros ingleses começaram a usar o pão velho para fazer um bolo assado, que era servido com molho de manteiga ou de vinho.

O pudim de pão se espalhou pelo mundo através dos imigrantes e dos viajantes, que levaram a receita para as suas terras natais ou para as novas colônias. Na América, o pudim de pão chegou com os colonizadores ingleses, que o adaptaram aos ingredientes locais, como o leite, o açúcar e a baunilha.

Hoje em dia, o pudim de pão é uma sobremesa popular em vários países e culturas, com diversas variações de ingredientes e sabores. Mas o que não muda é o seu poder de aproveitar o pão que sobrou, e de agradar o paladar de quem o prova.

Como fazer pudim de pão

receita de Pudim de pão

Para fazer pudim de pão, você vai precisar de alguns ingredientes básicos: pão, leite, ovos, açúcar e essência de baunilha. A proporção ideal é de quatro fatias de pão para cada xícara de leite, e de dois ovos para cada xícara de açúcar. Você pode ajustar a quantidade de açúcar de acordo com o seu paladar e o tipo de pão que você usar.

O primeiro passo é cortar o pão em pedaços pequenos, e colocá-los em uma tigela. O segundo passo é aquecer o leite com o açúcar e a baunilha, em uma panela, até dissolver o açúcar. O terceiro passo é despejar o leite quente sobre o pão, e deixar descansar por alguns minutos, para que o pão absorva o líquido. O quarto passo é bater os ovos em uma tigela, e misturá-los com o pão e o leite, mexendo bem.

O quinto passo é untar uma forma com manteiga ou margarina, e despejar a mistura de pão, leite e ovos. O sexto passo é levar a forma ao forno pré-aquecido, em banho-maria, por cerca de 40 minutos, ou até que o pudim esteja firme e dourado. O sétimo passo é deixar o pudim esfriar, e desenformá-lo em um prato. O oitavo passo é servir o pudim com a calda de sua preferência.

Essa é a receita básica do pudim de pão, mas você pode incrementá-la com alguns ingredientes extras, que vão dar mais sabor e personalidade à sua sobremesa. Veja a seguir três sugestões de pudim de pão que são tradicionais e deliciosas:

Pudim de pão francês

O pudim de pão francês é feito com o pão francês, que é aquele pãozinho comprido e crocante, que é muito consumido no Brasil. Para fazer o pudim de pão francês, você vai precisar de:

– 4 pães franceses
– 4 xícaras de leite
– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1/4 de xícara de água
– Manteiga ou margarina para untar

O modo de preparo é o mesmo da receita básica, com a diferença de que você vai usar o pão francês no lugar do pão de forma, e que você vai fazer uma calda de caramelo para cobrir o pudim. Para fazer a calda, você vai levar ao fogo uma panela com uma xícara de açúcar e a água, e deixar cozinhar, sem mexer, até formar um caramelo dourado.

Depois, você vai despejar a calda na forma untada, e espalhar por toda a superfície. Em seguida, você vai despejar a mistura de pão, leite e ovos sobre a calda, e levar ao forno em banho-maria. Depois de assado, você vai deixar o pudim esfriar, e desenformá-lo em um prato, com a calda por cima.

Pudim de pão de forma

O pudim de pão de forma é feito com o pão de forma, que é aquele pão quadrado e macio, que é muito usado para fazer sanduíches. Para fazer o pudim de pão de forma, você vai precisar de:

– 16 fatias de pão de forma
– 4 xícaras de leite
– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1/4 de xícara de uvas-passas
– Manteiga ou margarina para untar

O modo de preparo é o mesmo da receita básica, com a diferença de que você vai usar o pão de forma no lugar do pão francês, e que você vai adicionar as uvas-passas na mistura de pão, leite e ovos, para dar um toque de sabor e textura. Você também pode substituir as uvas-passas por outras frutas secas, como damascos, ameixas, figos, etc.

Você pode servir o pudim com uma calda de chocolate, que é feita com uma xícara de leite, uma xícara de açúcar, quatro colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de manteiga, levados ao fogo até engrossar.

Pudim de pão de ló

O pudim de pão de ló é feito com o pão de ló, que é aquele bolo leve e fofo, que é muito usado para fazer tortas e bolos recheados. Para fazer o pudim de pão de ló, você vai precisar de:

– 4 fatias de pão de ló
– 4 xícaras de leite
– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1/4 de xícara de coco ralado
– Manteiga ou margarina para untar

O modo de preparo é o mesmo da receita básica, com a diferença de que você vai usar o pão de ló no lugar do pão de forma, e que você vai adicionar o coco ralado na mistura de pão, leite e ovos, para dar um sabor tropical e uma crocância ao pudim.

Você também pode substituir o coco ralado por outras frutas frescas, como morangos, bananas, abacaxis, etc. Você pode servir o pudim com uma calda de leite condensado, que é feita com uma lata de leite condensado, uma xícara de leite e uma colher de sopa de amido de milho, levados ao fogo até engrossar.

Leia também : 3 Receitas de bolo de caneca para se deliciar

Dúvidas comuns sobre o pudim de pão

Você pode ter algumas dúvidas sobre o pudim de pão, como por exemplo:

– Como evitar que o pudim de pão fique seco ou duro?
– Como evitar que o pudim de pão fique com grumos ou bolhas de ar?
– Como saber se o pudim de pão está pronto?
– Como desenformar o pudim de pão sem quebrar ou grudar?

Vamos responder a essas perguntas a seguir:

– Para evitar que o pudim de pão fique seco ou duro, você deve usar o pão amanhecido, que é mais macio e absorve melhor o líquido. Você também deve deixar o pão de molho no leite quente por alguns minutos, para que ele fique bem úmido. Além disso, você deve assar o pudim em banho-maria, que é uma técnica que consiste em colocar a forma do pudim dentro de outra forma maior, com água quente, para que o pudim cozinhe de forma uniforme e não resseque.

– Para evitar que o pudim de pão fique com grumos ou bolhas de ar, você deve misturar bem os ingredientes, usando um liquidificador, um mixer ou um fouet, que é um batedor de arame. Você também deve coar a mistura, para eliminar os pedaços de pão ou de ovos que possam ficar. Além disso, você deve retirar as bolhas de ar que se formam na superfície da mistura, usando uma colher ou um palito, antes de levar o pudim ao forno.

– Para saber se o pudim de pão está pronto, você deve fazer o teste do palito, que consiste em espetar um palito de madeira ou de metal no centro do pudim, e ver se ele sai limpo ou com massa grudada. Se ele sair limpo, o pudim está pronto. Se ele sair com massa, o pudim precisa de mais tempo de forno. Você também deve observar a cor e a textura do pudim, que devem ser douradas e firmes, mas não duras.

– Para desenformar o pudim de pão sem quebrar ou grudar, você deve esperar o pudim esfriar completamente, para que ele fique mais firme e não se desmanche. Você também deve passar uma faca ou uma espátula nas bordas do pudim, para soltá-lo da forma. Além disso, você deve aquecer a forma do pudim em banho-maria ou no fogão, por alguns segundos, para que a calda se solte e facilite o desenformar. Depois, você deve virar a forma sobre um prato, e sacudir delicadamente, até que o pudim saia inteiro.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu três receitas tradicionais de pudim de pão que são fáceis de fazer e que vão agradar a todos: o pudim de pão francês, o pudim de pão de forma e o pudim de pão de ló. Você também aprendeu a origem do pudim de pão, e tirou algumas dúvidas comuns sobre essa sobremesa.

Agora que você sabe como fazer pudim de pão, que tal experimentar essas receitas em casa, e surpreender a sua família e os seus amigos? Você vai ver como essa sobremesa é simples e deliciosa, e como ela pode aproveitar o pão que sobrou, evitando o desperdício.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma sugestão, elogio ou crítica, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber a sua opinião. E se você quiser receber mais dicas e receitas como essa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *