Receitas de Batata Chips
5 (100%) 1 vote

Você está com vontade de comer um lanche crocante, saboroso e fácil de fazer? Então você vai adorar estas duas receitas de batata chips que vamos ensinar neste artigo. As batatas chips são um dos petiscos mais populares do mundo, e podem ser feitas de várias formas, com diferentes temperos e acompanhamentos. Além de serem deliciosas, as batatas chips também são uma ótima fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, que ajudam a dar energia e nutrir o organismo.

Neste artigo, você vai aprender como fazer duas receitas de batata chips: uma no forno e outra no micro-ondas. Ambas são muito simples, rápidas e saudáveis, e vão deixar o seu lanche muito mais gostoso. Vamos lá?

Receita de Batata Chips

O que são batatas chips e por que elas são tão boas?

As batatas chips são fatias finas de batata que são fritas, assadas ou cozidas até ficarem crocantes e douradas. Elas podem ser temperadas com sal, pimenta, ervas, queijo, vinagre, ou o que mais você preferir. As batatas chips são originárias da Inglaterra, onde são chamadas de crisps, e foram inventadas no século XIX por um cozinheiro que queria agradar um cliente exigente. Desde então, elas se espalharam pelo mundo e se tornaram um dos lanches mais consumidos e apreciados por pessoas de todas as idades.

As batatas chips são tão boas porque combinam o sabor da batata com a textura crocante, que estimula os sentidos e provoca uma sensação de prazer. Além disso, as batatas chips são versáteis e podem ser servidas com diversos acompanhamentos, como molhos, queijos, carnes, saladas, ou até mesmo sozinhas. As batatas chips também são uma boa opção para quem quer comer algo rápido e fácil, pois podem ser feitas em poucos minutos, com ingredientes simples e acessíveis.

Como fazer batata chips no forno

Uma das formas mais saudáveis e práticas de fazer batata chips é no forno. Você só vai precisar de batatas, azeite, sal e os temperos que quiser. Veja o passo a passo:

– Lave bem as batatas e corte-as em fatias bem finas, de preferência com um mandolim ou um fatiador. Quanto mais finas as fatias, mais crocantes as batatas ficarão.

– Coloque as fatias de batata em uma tigela com água fria e deixe de molho por cerca de 15 minutos, para tirar o excesso de amido e evitar que elas escureçam.

– Escorra as batatas e seque-as bem com um pano de prato ou papel toalha, para remover toda a umidade.

– Em uma assadeira grande, untada com azeite, distribua as fatias de batata em uma única camada, sem sobrepor. Regue com um pouco mais de azeite e tempere com sal e os temperos que desejar, como pimenta, orégano, alecrim, páprica, etc.

– Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que as batatas estejam douradas e crocantes, virando na metade do tempo para assar por igual.

– Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Quer ver mais receitas? Clique Aqui e vá para nosso grupo do whatsapp !

Como fazer batata chips no micro-ondas

Outra forma muito rápida e fácil de fazer batata chips é no micro-ondas. Você vai precisar dos mesmos ingredientes da receita anterior, mas com algumas diferenças no modo de preparo. Confira:

– Lave bem as batatas e corte-as em fatias bem finas, de preferência com um mandolim ou um fatiador. Quanto mais finas as fatias, mais crocantes as batatas ficarão.

– Coloque as fatias de batata em uma tigela com água fria e deixe de molho por cerca de 15 minutos, para tirar o excesso de amido e evitar que elas escureçam.

– Escorra as batatas e seque-as bem com um pano de prato ou papel toalha, para remover toda a umidade.

– Em um prato grande, forrado com papel manteiga, distribua as fatias de batata em uma única camada, sem sobrepor. Pincele com um pouco de azeite e tempere com sal e os temperos que quiser, como pimenta, orégano, alecrim, páprica, etc.

– Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 5 minutos, ou até que as batatas estejam douradas e crocantes, virando na metade do tempo para cozinhar por igual.

– Retire do micro-ondas e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Receitas de Batata Chips

Outras sugestões de receitas de batata chips

Se você gostou dessas duas receitas de batata chips, que tal experimentar outras variações? Você pode usar outros tipos de batata, como a doce, a roxa ou a baroa, e cortá-las em formatos diferentes, como palitos, rodelas ou onduladas. Você também pode usar outros métodos de cozimento, como a fritura, a airfryer ou a panela elétrica. E claro, você pode variar os temperos e os acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Aqui vão algumas ideias para você se inspirar:

– Batata chips de queijo: depois de assar ou cozinhar as batatas, polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno ou ao micro-ondas por mais alguns minutos, até derreter e gratinar.

– Batata chips de chocolate: depois de assar ou cozinhar as batatas, derreta chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas e regue sobre as batatas. Leve à geladeira até endurecer e sirva como uma sobremesa diferente e deliciosa.

– Batata chips de limão e ervas: depois de assar ou cozinhar as batatas, esprema suco de limão por cima e salpique ervas frescas picadas, como salsinha, cebolinha, manjericão ou hortelã.

– Batata chips de bacon e cebola: depois de assar ou cozinhar as batatas, frite bacon picado em uma frigideira até ficar crocante e escorra o excesso de gordura. Refogue cebola picada na mesma frigideira até ficar macia e dourada. Misture o bacon e a cebola com as batatas e sirva.

Leia também : Receita de bomba do Piauí com queijo e presunto

Acompanhamentos para as batatas chips

As batatas chips são ótimas para comer sozinhas, mas também ficam ainda melhores com alguns acompanhamentos. Você pode servir as batatas chips com molhos, queijos, carnes, saladas, ou o que mais combinar com o seu paladar. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos para as batatas chips:

– Molho de iogurte e alho: em uma tigela, misture iogurte natural, alho picado, sal, pimenta e um pouco de azeite. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos para pegar o sabor e sirva com as batatas chips.

– Salada de tomate e manjericão: em uma saladeira, misture tomates picados, folhas de manjericão rasgadas, sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos para marinar e sirva com as batatas chips.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer duas receitas de batata chips deliciosa para o lanche: uma no forno e outra no micro-ondas. Você também viu outras sugestões de receitas de batata chips e dois acompanhamentos para servir com elas.

Agora você pode fazer um lanche saboroso, saudável e fácil, usando apenas batatas, azeite, sal e os temperos que quiser. Experimente essas receitas e compartilhe com os seus amigos e familiares.

E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, dizendo o que achou das receitas, se tem alguma dúvida ou sugestão

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *