Receita de Panqueca Salgada
5 (100%) 1 vote

Você está procurando uma receita prática, saborosa e que agrade a toda a família? Então você precisa conhecer a panqueca salgada, uma receita versátil que leva massa fina, recheio de sua preferência e molho por cima. A panqueca salgada é uma ótima opção para o almoço ou jantar, pois pode ser feita com antecedência e aquecida na hora de servir.

Neste artigo, você vai aprender o que é a panqueca salgada, como fazer a receita básica e algumas variações para surpreender o seu paladar. Além disso, você vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para a panqueca salgada e como deixar a sua refeição ainda mais completa e nutritiva.

Melhor Receita de Panqueca Salgada

O que é a panqueca salgada e qual a sua origem?

A panqueca salgada é uma receita que consiste em uma massa fina e macia, feita com farinha, leite, ovos e sal, recheada com carne, frango, queijo, presunto, legumes ou outro ingrediente de sua escolha, e coberta com molho de tomate, branco, bechamel ou outro molho de sua preferência. O nome panqueca vem do inglês “pancake”, que significa “bolo de panela”, fazendo referência à forma como a massa é preparada, em uma frigideira.

A origem da panqueca salgada é incerta, mas acredita-se que tenha sido criada na Europa, no século XV, como uma forma de aproveitar as sobras de alimentos. A panqueca salgada chegou ao Brasil no século XX, trazida pelos imigrantes europeus, e logo se tornou um prato popular, sendo adaptado aos ingredientes locais e aos gostos dos brasileiros.

Como fazer a receita de panqueca salgada básica?

Para fazer a panqueca salgada básica, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 300 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 lata de molho de tomate
  • 200 g de queijo mussarela ralado

O modo de preparo é simples:

  1. Em um liquidificador, bata a farinha, o leite, os ovos, o sal e o óleo, até formar uma massa lisa e homogênea. Reserve.
  2. Em uma panela, refogue a carne moída, a cebola, o alho, o sal, a pimenta e a salsinha, até a carne ficar cozida e dourada. Reserve.
  3. Em uma frigideira antiaderente, untada com um pouco de óleo, coloque uma concha da massa e espalhe, formando um disco fino. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até dourar. Repita o processo até acabar a massa. Reserve.
  4. Em um refratário, monte a panqueca, colocando uma fatia de massa, uma colher de recheio de carne e enrolando. Repita o processo até acabar os ingredientes. Acomode as panquecas lado a lado no refratário.
  5. Despeje o molho de tomate sobre as panquecas, cobrindo-as bem. Polvilhe o queijo ralado por cima.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar.
  7. Sirva quente, acompanhado de uma salada verde.

Receba várias receitas diariamente em nosso grupo do Whatsapp – Clique Aqui

Quais são as variações da receita de panqueca salgada?

Receita de Panqueca Salgada

A panqueca salgada é uma receita versátil, que pode ser feita com diferentes sabores e ingredientes. Você pode usar outros tipos de farinha, como integral, de aveia ou de arroz, e outros tipos de leite, como de coco, de amêndoa ou de soja, para fazer a massa. Você também pode usar outros tipos de recheio, como frango desfiado, atum, ricota, espinafre, palmito ou cogumelos, e outros tipos de molho, como branco, bechamel, rosé ou pesto.

Outra ideia é usar queijo parmesão, orégano, manjericão ou tomate seco como cobertura, ou decorar a panqueca com azeitonas, alcaparras, milho ou ervilhas. Use a sua criatividade e invente a sua própria panqueca salgada!

Leia também : 3 Receitas Tradicionais de Pudim de Pão

Quais são os melhores acompanhamentos para a panqueca salgada?

A panqueca salgada é uma refeição que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Você pode servir a panqueca salgada com uma salada verde, uma salada de frutas, um vinagrete ou um molho de iogurte. Você também pode harmonizar a panqueca salgada com um arroz branco, um arroz integral, um purê de batata ou uma farofa.

Se você quiser uma refeição mais completa, você pode servir a panqueca salgada com um filé de peixe, um frango assado, uma carne grelhada ou uma linguiça. O importante é escolher um acompanhamento que combine com o sabor da panqueca salgada e que satisfaça o seu apetite.

Conclusão

A panqueca salgada é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos. Você aprendeu neste artigo como fazer a panqueca salgada básica, com massa, recheio de carne e molho de tomate, e como variar a receita, usando outros ingredientes e sabores.

Você também descobriu quais são os melhores acompanhamentos para a panqueca salgada, que podem tornar a sua refeição ainda mais saborosa e nutritiva. Agora é só colocar a mão na massa e preparar a sua panqueca salgada para o próximo almoço ou jantar. Depois, conte para nós como ficou, deixando um comentário abaixo.

E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode escrever para nós. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e receitas. Até a próxima!

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *