4.6 (92.73%) 11 votes

Você está procurando uma receita tradicional, saborosa e fácil de fazer para o seu almoço de domingo? Que tal experimentar o bucho ou dobradinha, um prato típico da culinária brasileira que leva o estômago do boi como ingrediente principal? Neste artigo, você vai aprender o que é o bucho ou dobradinha, qual a sua origem e benefícios, como prepará-lo de forma simples e deliciosa, e quais são as melhores opções de acompanhamento para essa iguaria. Fique com a gente e descubra como surpreender a sua família e amigos com essa receita incrível!

O que é o bucho ou dobradinha?

Receita de Bucho ou Dobradinha
O bucho ou dobradinha é o nome dado ao estômago do boi, que é usado como alimento em diversas partes do mundo. No Brasil, ele é mais consumido nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, onde recebe diferentes nomes, como dobradinha, mondongo, guatitas, tripas ou tripa enfarinhada. O bucho ou dobradinha é um prato rico em proteínas, ferro, zinco e colágeno, que ajuda a fortalecer os ossos, as articulações e a pele. Além disso, ele tem um sabor marcante e uma textura macia, que combina bem com vários temperos e ingredientes.

Como fazer o bucho ou dobradinha?

Para fazer o bucho ou dobradinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 1 kg de bucho ou dobradinha limpo e cortado em pedaços pequenos
– 4 colheres (sopa) de vinagre
– 2 folhas de louro
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho picados
– 2 tomates picados
– 1 pimentão verde picado
– 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
– 2 xícaras (chá) de caldo de carne
– 250 g de linguiça calabresa em rodelas
– 250 g de bacon em cubos
– 2 xícaras (chá) de feijão branco cozido

O modo de preparo é o seguinte:

– Em uma panela de pressão, coloque o bucho ou dobradinha, o vinagre, o louro, o sal, a pimenta e água suficiente para cobrir. Tampe e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Escorra e reserve.
– Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte o tomate, o pimentão, o cheiro-verde e o caldo de carne e deixe ferver.
– Adicione o bucho ou dobradinha, a linguiça, o bacon e o feijão branco e misture bem. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Acerte o sal e a pimenta se necessário.
– Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias.

Quais são as sugestões parecidas com o tema?

Se você gostou da receita de bucho ou dobradinha, pode experimentar outras receitas parecidas que também levam o estômago do boi como ingrediente principal. Algumas sugestões são:

– Sopa de mondongo: uma sopa espessa e nutritiva, feita com bucho ou dobradinha, legumes, batata, macarrão e temperos variados. É uma ótima opção para os dias frios ou para quem precisa de uma refeição reconfortante.
– Salada de bucho ou dobradinha: uma salada leve e refrescante, feita com bucho ou dobradinha cozido e picado, cebola, salsinha, azeite, vinagre, sal e pimenta. É uma boa alternativa para quem quer uma refeição mais saudável ou para acompanhar um churrasco.
Bucho ou dobradinha à moda portuguesa: uma receita inspirada na culinária portuguesa, feita com bucho ou dobradinha, batata, cenoura, chouriço, vinho branco, alho, louro, salsa, sal e pimenta. É um prato saboroso e aromático, que pode ser servido com arroz ou pão.

Leia também : 2 Receitas de Pizza de Forno com Pão de Sal Para seu Lanche da Tarde

Quais são os acompanhamentos para a receita?

O bucho ou dobradinha é um prato versátil, que pode ser acompanhado de vários tipos de alimentos, de acordo com o seu gosto e preferência. No entanto, alguns acompanhamentos que combinam muito bem com essa receita são:

Arroz branco: o arroz branco é um clássico da culinária brasileira, que não pode faltar na mesa. Ele é simples de fazer e fica soltinho e saboroso. O arroz branco ajuda a equilibrar o sabor forte do bucho ou dobradinha e a absorver o molho do prato.
– Farofa: a farofa é outro acompanhamento típico, que pode ser feito com farinha de mandioca, manteiga, cebola, alho, ovos, bacon, linguiça, cenoura, banana, uva passa, cheiro-verde e outros ingredientes que você quiser. A farofa dá um toque crocante e agradável ao prato, além de ser muito nutritiva.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de bucho ou dobradinha para o seu almoço de domingo. Você viu o que é o bucho ou dobradinha, qual a sua origem e benefícios, como prepará-lo de forma simples e deliciosa, e quais são as melhores opções de acompanhamento para essa iguaria. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa receita tradicional, saborosa e fácil de fazer. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos ouvir o que você tem a dizer.

Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *