Receita de canjica ou mungunzá
4.8/5 - (11 votes)

Você sabe o que é canjica ou mungunzá? São duas receitas tradicionais da culinária brasileira, que levam basicamente milho branco, leite, açúcar e canela, e que são cozidas até formar um mingau doce e cremoso. A canjica é de origem indígena, e costuma ser mais grossa e branca. O mungunzá é de origem africana, e costuma ser mais fino e amarelado.

A canjica e o mungunzá são pratos típicos das festas juninas, mas também podem ser consumidos em qualquer época do ano, especialmente nas noites frias, pois são reconfortantes e aquecem o corpo e a alma. Além disso, são fáceis de fazer e podem ser incrementados com outros ingredientes, como coco, amendoim, leite condensado e cravo.

Neste artigo, vamos mostrar a receita de canjica ou mungunzá para noites frias. São receitas simples, rápidas e deliciosas que vão fazer você se sentir em casa. Confira!

O que é canjica ou mungunzá?

Receita de canjica ou mungunzá para noite

Canjica e mungunzá são dois nomes dados à mesma receita, que consiste em cozinhar milho branco com leite, açúcar e canela, até formar um mingau doce e cremoso. A diferença entre eles está na consistência e na cor. A canjica é mais grossa e branca, pois leva mais milho e menos leite, e é cozida por mais tempo. O mungunzá é mais fino e amarelado, pois leva menos milho e mais leite, e é cozido por menos tempo.

A canjica é um prato de origem indígena, que foi adaptado pelos colonizadores portugueses, que acrescentaram o leite, o açúcar e a canela. A canjica era consumida pelos índios como um alimento sagrado, pois era oferecida aos deuses em rituais de agradecimento. Com o tempo, a canjica foi incorporada à culinária brasileira, e ganhou novos sabores e formas de preparo.

O mungunzá é um prato de origem africana, que foi trazido pelos escravos que vieram para o Brasil nos séculos XVI e XVII. O mungunzá era consumido pelos escravos nas senzalas, e era feito com milho branco ou amarelo, cozido com água e sal. O mungunzá era considerado um alimento de resistência, pois era usado para matar a fome e a saudade da terra natal. Com o tempo, o mungunzá foi incorporado à culinária brasileira, e ganhou novos ingredientes e temperos.

Como fazer canjica ou mungunzá?

Para fazer canjica ou mungunzá, você vai precisar de:

– 500 g de milho branco para canjica
– 2 litros de água
– 1 litro de leite
– 1 xícara de chá de açúcar
– 2 paus de canela
– 1 pitada de sal

O modo de preparo é:

– Em uma tigela, coloque o milho branco e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas, ou até que os grãos estejam macios.
– Escorra o milho e transfira para uma panela de pressão. Cubra com os 2 litros de água e leve ao fogo alto, até pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até que os grãos estejam bem cozidos e abertos.
– Escorra o milho e reserve o caldo do cozimento. Volte o milho para a panela e adicione o leite, o açúcar, a canela e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar. Se necessário, adicione um pouco do caldo reservado, para ajustar a consistência.
– Transfira a canjica ou o mungunzá para uma travessa ou tigelas individuais, e sirva quente ou frio.

Quais são as variações de canjica ou mungunzá?

Receita de canjica ou mungunzá

A canjica e o mungunzá são pratos versáteis, que podem ser preparados de diversas formas, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Veja algumas sugestões:

– Canjica com coco: depois de pronta, adicione 200 ml de leite de coco e 50 g de coco ralado à canjica, e misture bem. Sirva polvilhada com mais coco ralado.
– Canjica com amendoim: depois de pronta, adicione 100 g de amendoim torrado e moído à canjica, e misture bem. Sirva polvilhada com mais amendoim.
– Mungunzá com leite condensado: depois de pronto, adicione 1 lata de leite condensado ao mungunzá, e misture bem. Sirva regado com mais leite condensado.
– Mungunzá com cravo: depois de pronto, adicione 10 cravos-da-índia ao mungunzá, e misture bem. Sirva retirando os cravos.

Leia também : Receita Doce Gelado com Amandita e Ouro Branco

Quais são os acompanhamentos para canjica ou mungunzá?

A canjica e o mungunzá podem ser servidos como sobremesa ou como lanche, acompanhados de outros pratos, como bolos, pães, queijos e frutas. Veja algumas sugestões:

– Canjica com bolo de fubá: sirva a canjica com um bolo de fubá simples ou com erva-doce, cortado em pedaços. Você pode aquecer o bolo e a canjica, ou servir em temperatura ambiente.
– Canjica com queijo coalho: sirva a canjica com queijo coalho cortado em cubos ou em fatias, e grelhado na frigideira ou na chapa, até dourar. Você pode servir quente ou frio.
– Mungunzá com pão de queijo: sirva o mungunzá com pão de queijo assado na hora, ou comprado pronto. Você pode rechear o pão de queijo com queijo minas ou requeijão, ou servir puro.
– Mungunzá com banana: sirva o mungunzá com banana nanica ou prata cortada em rodelas, ou amassada com um garfo. Você pode polvilhar canela sobre a banana, ou servir sem.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a receita de canjica ou mungunzá para noites frias. São receitas simples, rápidas e deliciosas que vão fazer você se sentir em casa. Experimente e comprove!

E você, qual é a sua receita de canjica ou mungunzá preferida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *