4.8 (95.56%) 9 votes

Você já experimentou limonada com ervas? Se você ainda não conhece essa delícia, prepare-se para se surpreender com o sabor e o aroma dessa bebida que é perfeita para os dias quentes.

A limonada com ervas é uma forma de incrementar a tradicional limonada, adicionando folhas de ervas frescas ou secas, que dão um toque especial à bebida. As ervas trazem benefícios para a saúde, como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas e relaxantes.

Além disso, as ervas combinam muito bem com o limão, criando uma harmonia de sabores que agrada a todos os paladares. Você pode usar as ervas que mais gostar, ou experimentar novas combinações, para criar limonadas diferentes e deliciosas.

Neste artigo, vamos ensinar duas receitas de limonada com ervas que são fáceis de fazer e que vão refrescar o seu dia: a limonada de alecrim e a limonada de lavanda. Vamos aprender?

A história das ervas

As ervas são plantas que têm um sabor ou um aroma característico, e que são usadas para fins culinários, medicinais ou aromáticos. As ervas são cultivadas desde a antiguidade, e fazem parte da cultura e da história de diversos povos e civilizações.

Os egípcios, por exemplo, usavam as ervas para embalsamar os mortos, para fazer cosméticos e para tratar doenças. Os gregos e os romanos usavam as ervas para temperar os alimentos, para fazer perfumes e para honrar os deuses. Os chineses e os indianos usavam as ervas para equilibrar a energia vital e para curar o corpo e a mente.

As ervas também foram importantes na Idade Média, quando os monges as cultivavam nos mosteiros e as usavam para fazer remédios e licores. As ervas também foram levadas pelos navegadores para as novas terras, onde se adaptaram e se misturaram com as plantas nativas.

Hoje em dia, as ervas são amplamente usadas na gastronomia, na medicina, na aromaterapia e na decoração, trazendo sabor, saúde, beleza e bem-estar para as pessoas.

Como fazer limonada com ervas

limonada com ervas

Para fazer limonada com ervas, você vai precisar dos mesmos ingredientes da limonada básica: limões, açúcar, água e gelo. A proporção ideal é de um limão para cada copo de água, e de duas a quatro colheres de sopa de açúcar para cada litro de água. Você pode ajustar a quantidade de açúcar de acordo com o seu paladar e o tipo de limão que você usar.

O primeiro passo é espremer os limões e coar o suco, para evitar os caroços e a parte branca da casca, que pode amargar a bebida. O segundo passo é dissolver o açúcar na água, em uma panela ou em uma jarra, mexendo bem. O terceiro passo é misturar o suco de limão com a água açucarada, e levar à geladeira para gelar. O quarto passo é servir a limonada em copos com gelo, e decorar com rodelas de limão.

Essa é a receita básica da limonada, mas você pode incrementá-la com algumas ervas, que vão dar mais sabor e aroma à sua bebida. Veja a seguir duas sugestões de limonada com ervas que você pode fazer em casa:

Limonada de alecrim

O alecrim é uma erva que tem um sabor levemente amargo e um aroma intenso, que lembra o pinho. Para fazer a limonada de alecrim, você vai precisar de:

– 4 limões
– 1 litro de água
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 2 ramos de alecrim fresco
– Gelo a gosto

O modo de preparo é o mesmo da limonada básica, com a diferença de que você vai adicionar os ramos de alecrim na água açucarada, e deixá-los ferver por alguns minutos, para soltar o seu sabor. Depois, é só coar a água, misturar com o suco de limão, e servir com gelo. Você também pode decorar os copos com ramos de alecrim.

Limonada de lavanda

A lavanda é uma erva que tem um sabor floral e um aroma suave, que remete à calma e à tranquilidade. Para fazer a limonada de lavanda, você vai precisar de:

– 4 limões
– 1 litro de água
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de flores de lavanda secas
– Gelo a gosto

O modo de preparo é o mesmo da limonada básica, com a diferença de que você vai adicionar as flores de lavanda na água açucarada, e deixá-las ferver por alguns minutos, para soltar o seu sabor. Depois, é só coar a água, misturar com o suco de limão, e servir com gelo. Você também pode decorar os copos com flores de lavanda.

Leia também : 3 Receitas de Panquecas Fácil de Fazer

Dúvidas comuns sobre a limonada com ervas

Você pode ter algumas dúvidas sobre a limonada com ervas, como por exemplo:

– Quais são as melhores ervas para fazer limonada?
– A limonada com ervas pode ser feita com limões verdes ou amarelos?
– A limonada com ervas pode ser adoçada com mel ou outros adoçantes naturais?
– A limonada com ervas pode ser conservada na geladeira por quanto tempo?

Vamos responder a essas perguntas a seguir:

– As melhores ervas para fazer limonada são as que você mais gostar, ou as que tiver à disposição. Existem várias ervas que combinam com o limão, como a hortelã, o capim-limão, o manjericão, a erva-doce, a erva-cidreira, etc. Você pode experimentar e ver qual você gosta mais, ou até mesmo misturar diferentes ervas na mesma receita.

– A limonada com ervas pode ser feita com limões verdes ou amarelos, dependendo da sua preferência. Os limões verdes são mais ácidos e mais comuns no Brasil, enquanto os limões amarelos são mais doces e mais comuns na Europa e nos Estados Unidos. Você pode usar o tipo de limão que tiver à mão, ou que achar mais saboroso.

– A limonada com ervas pode ser adoçada com mel ou outros adoçantes naturais, como o agave, o xilitol, o stevia, etc. Você pode usar esses produtos no lugar do açúcar comum, ou misturá-los com o açúcar, para criar novas texturas e aromas. Você pode seguir a mesma quantidade de quatro colheres de sopa para cada litro de água, e ajustar de acordo com o seu paladar e o poder adoçante do produto.

– A limonada com ervas pode ser conservada na geladeira por até três dias, desde que esteja em um recipiente fechado e limpo. Você pode guardar a limonada sem o gelo, para evitar que ela fique aguada, e acrescentar o gelo na hora de servir. Você também pode congelar a limonada em forminhas de gelo, e usá-las para refrescar outras bebidas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu duas receitas de limonada com ervas que são refrescantes e aromáticas: a limonada de alecrim e a limonada de lavanda. Você também aprendeu a história das ervas, e tirou algumas dúvidas comuns sobre essa bebida.

Agora que você sabe como fazer limonada com ervas, que tal experimentar essas receitas em casa, e compartilhar com os seus amigos e familiares? Você vai ver como essa bebida é deliciosa e saudável.

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *