receitas de chá de camomila para dormir
4.9 (98.18%) 11 votes

Você tem dificuldade para pegar no sono à noite? Você se sente cansado e irritado durante o dia? Você sabia que o chá de camomila pode ser um aliado natural para melhorar a qualidade do seu sono?

Neste artigo, você vai aprender como o chá de camomila pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, e como preparar três receitas simples e deliciosas para tomar antes de dormir. Acompanhe!

receitas de chá de camomila para dormir

O que é o chá de camomila e por que ele é bom para o sono?

O chá de camomila é uma bebida feita a partir das flores secas da planta chamada camomila, que pertence à família das margaridas. Ele é consumido há séculos por diversas culturas, principalmente na Europa e no Oriente Médio, por suas propriedades medicinais e aromáticas.

O chá de camomila é rico em compostos chamados flavonoides, que têm efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes. Além disso, ele contém apigenina, um flavonoide que se liga aos receptores de benzodiazepina no cérebro, que são responsáveis por regular o sono e a ansiedade.

Estudos científicos mostram que o chá de camomila pode melhorar a qualidade do sono, reduzir o tempo para adormecer, aumentar a duração do sono e diminuir os despertares noturnos. Ele também pode aliviar os sintomas de insônia, estresse, depressão e ansiedade, que são fatores que prejudicam o sono.

Como fazer o chá de camomila?

Fazer o chá de camomila é muito fácil e rápido. Você só precisa de água fervente e flores de camomila, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais, farmácias ou supermercados. Você pode usar as flores inteiras ou em sachês, mas prefira as orgânicas, que são mais saudáveis e saborosas.

A proporção ideal é de uma colher de sopa de flores de camomila para cada xícara de água. Coloque as flores em uma xícara ou bule e despeje a água fervente por cima. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e adoce a gosto, com mel, açúcar ou adoçante. Se preferir, você pode acrescentar um pouco de leite, limão ou canela para dar mais sabor.

O ideal é tomar o chá de camomila cerca de 30 minutos antes de ir para a cama, para que ele faça efeito no organismo. Evite tomar mais de três xícaras por dia, pois o excesso pode causar efeitos colaterais, como sonolência, alergia ou interação com alguns medicamentos.

3 receitas de chá de camomila para dormir

chá de camomila para dormir

Agora que você já sabe como fazer o chá de camomila básico, que tal experimentar algumas variações para deixar a sua bebida ainda mais gostosa e relaxante? Confira três receitas de chá de camomila para dormir que vão te surpreender!

Chá de camomila com lavanda

A lavanda é outra planta que tem propriedades calmantes e sedativas, que podem potencializar os efeitos do chá de camomila. Ela também tem um aroma delicioso, que ajuda a criar um ambiente aconchegante e tranquilo.

Para fazer o chá de camomila com lavanda, você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1 colher de chá de flores de lavanda
  • Mel a gosto

Siga os mesmos passos do chá de camomila básico, mas acrescente as flores de lavanda junto com as de camomila. Adoce com mel e aproveite!

Chá de camomila com maçã e gengibre

A maçã e o gengibre são ingredientes que dão um toque refrescante e picante ao chá de camomila, além de trazerem benefícios para a saúde. A maçã é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. O gengibre é um anti-inflamatório, antiviral e termogênico, que ajuda a combater infecções, aliviar dores e acelerar o metabolismo.

Para fazer o chá de camomila com maçã e gengibre, você vai precisar de:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1/4 de maçã picada
  • 1 pedaço de gengibre ralado
  • Mel a gosto

Siga os mesmos passos do chá de camomila básico, mas acrescente a maçã e o gengibre junto com as flores de camomila. Adoce com mel e aproveite!

Chá de camomila com leite e baunilha

O leite e a baunilha são ingredientes que dão um toque cremoso e aromático ao chá de camomila, além de trazerem benefícios para o sono. O leite contém triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina e melatonina, os hormônios do bem-estar e do sono. A baunilha tem um efeito antidepressivo e relaxante, que ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

Para fazer o chá de camomila com leite e baunilha, você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Aqueça a água e o leite em uma panela, sem deixar ferver. Coloque as flores de camomila em uma xícara ou bule e despeje a mistura de água e leite por cima. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e adicione o extrato de baunilha e o açúcar ou adoçante a gosto. Aproveite!

Leita também: 2 Receitas de Limonada Detox: Uma Opção Saudável e Saborosa

Outras sugestões de chá de camomila para dormir

O chá de camomila é uma das opções mais populares e eficazes de chás para dormir, mas existem outras alternativas que também podem ajudar a melhorar o sono. Algumas delas são:

  • Chá de valeriana: a valeriana é uma planta que tem um efeito sedativo e hipnótico, que ajuda a induzir e prolongar o sono. Ela também reduz a ansiedade, a tensão e os espasmos musculares. O chá de valeriana pode ser feito com as raízes secas da planta, que devem ser fervidas por cerca de 10 minutos. Tome uma xícara cerca de uma hora antes de dormir.
  • Chá de maracujá: o maracujá é uma fruta que tem um efeito calmante e relaxante, que ajuda a diminuir a agitação e a nervosismo. Ele também contém vitamina C, que é um antioxidante que protege as células do estresse oxidativo. O chá de maracujá pode ser feito com as folhas ou a casca da fruta, que devem ser fervidas por cerca de 5 minutos. Tome uma xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.
  • Chá de erva-cidreira: a erva-cidreira é uma planta que tem um efeito tranquilizante e antidepressivo, que ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e a insônia. Ela também tem um aroma cítrico e refrescante, que estimula os sentidos. O chá de erva-cidreira pode ser feito com as folhas frescas ou secas da planta, que devem ser colocadas em água fervente e deixadas em infusão por cerca de 10 minutos. Tome uma xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *