Batata com Linguiça
4.8 (96.67%) 6 votes

Você está procurando uma refeição fácil, rápida e deliciosa para o seu almoço ou jantar? Então você vai adorar estas três receitas de batata com linguiça que separamos para você. A batata e a linguiça são ingredientes versáteis, baratos e que combinam muito bem entre si.

Além disso, eles podem ser preparados de diferentes formas, desde assados até cozidos, passando por fritos e gratinados. Confira a seguir como fazer estas três receitas de batata com linguiça que vão deixar a sua mesa mais saborosa e a sua família mais feliz.

Como fazer as receitas de batata com linguiça e por que é tão bom?

Receita de Batata com Linguiça

A batata com linguiça é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em cozinhar ou assar batatas e linguiças juntas, temperadas com alho, cebola, sal, pimenta e outros condimentos a gosto. A batata com linguiça é uma ótima opção para quem quer uma refeição simples, mas nutritiva e saborosa.

A batata é uma fonte de carboidratos, que dão energia e saciedade, além de vitaminas, minerais e fibras. A linguiça é uma fonte de proteínas, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos, além de gorduras, que também fornecem energia e ajudam na absorção de vitaminas.

A combinação destes dois ingredientes resulta em um prato equilibrado, que pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento de outras carnes, saladas ou legumes.

Como fazer batata com linguiça assada

Batata com Linguiça

Uma das formas mais fáceis e práticas de fazer batata com linguiça é assando-as no forno. Para isso, você vai precisar de:

– 1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios
– 500 g de linguiça de sua preferência, cortada em rodelas
– 4 dentes de alho picados
– 1 cebola grande picada
– Sal, pimenta, orégano, alecrim e outros temperos a gosto
– Azeite de oliva

O modo de preparo é simples:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C e unte uma assadeira com um pouco de azeite.

2. Em uma tigela, tempere as batatas com sal, pimenta, alho, cebola e metade dos temperos escolhidos. Misture bem para que as batatas fiquem bem temperadas.

3. Espalhe as batatas na assadeira, deixando espaço entre elas. Regue com um pouco de azeite por cima.

4. Em outra tigela, tempere as linguiças com o restante dos temperos. Coloque-as sobre as batatas, distribuindo-as uniformemente.

5. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que as batatas e as linguiças estejam douradas e cozidas. Vire-as na metade do tempo para que assem por igual.

6. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde ou de um molho de sua preferência.

Leia também : Melhor Receita de Panqueca Salgada que Você Verá

Como fazer batata com linguiça cozida

Outra forma de fazer batata com linguiça é cozinhando-as na panela, com um molho saboroso. Para isso, você vai precisar de:

– 1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios
– 500 g de linguiça de sua preferência, cortada em rodelas
– 4 dentes de alho picados
– 1 cebola grande picada
– 2 tomates maduros picados
– 2 colheres de sopa de extrato de tomate
– 2 xícaras de água
– Sal, pimenta, cheiro-verde e outros temperos a gosto
– Óleo ou azeite de oliva

O modo de preparo é o seguinte:

1. Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo ou azeite e frite as linguiças até que fiquem douradas. Retire-as da panela e reserve.

2. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola até que fiquem macios. Adicione os tomates, o extrato de tomate, a água e os temperos. Deixe ferver por alguns minutos, até que o molho engrosse um pouco.

3. Junte as batatas e as linguiças ao molho e misture bem. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até que as batatas estejam macias. Se necessário, adicione mais água durante o cozimento.

4. Desligue o fogo e salpique o cheiro-verde por cima. Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco ou de uma farofa crocante.

Como fazer batata com linguiça gratinada

Uma forma de deixar a batata com linguiça ainda mais irresistível é gratinando-as com queijo no forno. Para isso, você vai precisar de:

– 1 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas
– 500 g de linguiça de sua preferência, cortada em rodelas
– 2 xícaras de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– Sal, pimenta, noz-moscada e outros temperos a gosto
– 2 xícaras de queijo muçarela ralado
– Queijo parmesão ralado a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

1. Cozinhe as batatas em água fervente com sal por cerca de 15 minutos, ou até que estejam quase macias. Escorra e reserve.

2. Cozinhe as linguiças em uma frigideira antiaderente até que fiquem douradas. Escorra o excesso de gordura e reserve.

3. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Mexa bem para formar um roux. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e outros temperos a gosto. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que o molho fique cremoso e encorpado.

4. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte um refratário com um pouco de manteiga.

5. Monte as camadas da seguinte forma: uma camada de batatas, uma camada de linguiças, uma camada de molho e uma camada de queijo muçarela. Repita até acabar os ingredientes, terminando com uma camada de molho e queijo muçarela. Polvilhe o queijo parmesão por cima.

6. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e gratinado.

7. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de uma salada de folhas ou de um vinagrete.

Eaw, gostou dessas receitas? Compartilhe com sua amiga ou amigo que quer fazer um almoço ou janta rapidinho 😉

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *