4.6/5 - (11 votes)

Você sabia que cerca de 1% da população mundial tem doença celíaca, uma condição que impede o consumo de glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio? Além disso, muitas pessoas optam por seguir uma dieta sem glúten por motivos de saúde, bem-estar ou preferência pessoal. Mas isso não significa que elas tenham que abrir mão de comer pratos deliciosos e variados.

Neste artigo, vamos mostrar três receitas sem glúten que são fáceis de fazer, nutritivas e saborosas, e que vão agradar a todos os paladares. Vamos lá?

O que é glúten e por que algumas pessoas não podem consumi-lo?

O glúten é uma proteína que está presente em alguns cereais, como trigo, cevada, centeio, aveia e seus derivados, como farinha, pão, macarrão, biscoito, cerveja, etc. O glúten tem a função de dar elasticidade e consistência às massas, e também de ajudar na fermentação e no crescimento dos alimentos.

No entanto, algumas pessoas têm intolerância ou alergia ao glúten, o que significa que o seu organismo não consegue digerir ou absorver essa proteína adequadamente, causando sintomas como diarreia, dor abdominal, inchaço, gases, anemia, perda de peso, fadiga, entre outros. A forma mais grave de intolerância ao glúten é a doença celíaca, que é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado, e que pode levar a complicações sérias se não tratada.

Por isso, as pessoas que têm intolerância ou alergia ao glúten devem evitar o consumo de alimentos que contenham essa proteína, e optar por alimentos sem glúten, ou seja, que não tenham nenhum traço de glúten em sua composição. Felizmente, existem muitas opções de alimentos sem glúten, como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite, queijo, iogurte, arroz, milho, mandioca, batata, quinoa, amaranto, chia, linhaça, etc.

Além disso, há também produtos industrializados que são feitos especialmente para as pessoas que seguem uma dieta sem glúten, como pães, bolos, biscoitos, massas, etc., que podem ser encontrados em lojas especializadas ou em supermercados.

Como fazer pizza sem glúten?

Uma das receitas sem glúten mais populares e apreciadas é a pizza sem glúten, que pode ser feita com diversos tipos de massa, como de arroz, de mandioca, de quinoa, de batata, etc. Aqui, vamos ensinar como fazer uma pizza sem glúten com massa de arroz, que é simples e rápida de preparar. Você vai precisar de:

– 2 xícaras de chá de arroz cozido
– 2 ovos
– 1/4 de xícara de chá de óleo
– 1/2 xícara de chá de leite
– Sal a gosto
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– Molho de tomate, queijo, presunto, orégano e outros ingredientes de sua preferência para a cobertura

O modo de fazer é o seguinte:

– No liquidificador, bata o arroz, os ovos, o óleo, o leite e o sal, até obter uma massa homogênea.

– Adicione o fermento, e misture delicadamente com uma colher.

– Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada com farinha de arroz, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que esteja levemente dourada.

– Retire a massa do forno, e espalhe o molho de tomate por cima.

– Cubra com o queijo, o presunto, o orégano e os outros ingredientes de sua escolha.

– Leve ao forno novamente por mais 10 minutos, ou até que o queijo esteja derretido.

– Sirva em seguida, ou guarde na geladeira por até dois dias.

Quais são as variações de pizza sem glúten?

Se você quiser variar o sabor da sua pizza sem glúten, pode experimentar outras opções de massa, como:

– Massa de mandioca: cozinhe e amasse 500 g de mandioca, e misture com 2 ovos, 2 colheres de sopa de óleo, sal e 1 colher de sopa de fermento. Espalhe a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno por 15 minutos. Depois, cubra com o molho e os ingredientes de sua preferência, e leve ao forno novamente por mais 10 minutos.

– Massa de quinoa: cozinhe 1 xícara de chá de quinoa em 2 xícaras de chá de água, e deixe esfriar. Em uma tigela, misture a quinoa cozida com 2 ovos, 2 colheres de sopa de farinha de arroz, sal e 1 colher de sopa de fermento. Espalhe a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno por 20 minutos. Depois, cubra com o molho e os ingredientes de sua preferência, e leve ao forno novamente por mais 10 minutos.

– Massa de batata: cozinhe e amasse 4 batatas médias, e misture com 1 ovo, 2 colheres de sopa de óleo, sal e 1 colher de sopa de fermento. Espalhe a massa em uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno por 15 minutos. Depois, cubra com o molho e os ingredientes de sua preferência, e leve ao forno novamente por mais 10 minutos.

Como fazer bolo de cenoura sem glúten?

Uma das receitas sem glúten mais populares e apreciadas é o bolo de cenoura sem glúten, que pode ser feito com diversos tipos de farinha, como de arroz, de milho, de amêndoas, de coco, etc. Aqui, vamos ensinar como fazer um bolo de cenoura sem glúten com farinha de arroz, que é simples e rápido de preparar. Você vai precisar de:

– 3 cenouras médias picadas
– 4 ovos
– 1 xícara de chá de óleo
– 2 xícaras de chá de açúcar
– 2 xícaras de chá de farinha de arroz
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1/2 xícara de chá de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga

O modo de fazer é o seguinte:

– No liquidificador, bata as cenouras, os ovos, o óleo e o açúcar, até obter uma mistura homogênea.

– Em uma tigela, peneire a farinha de arroz, o fermento e o sal, e misture bem.

– Adicione a mistura do liquidificador à tigela, e mexa até incorporar todos os ingredientes.

– Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada com farinha de arroz, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que esteja assado e dourado.

– Enquanto o bolo assa, faça a cobertura: em uma panela, misture o chocolate em pó, o leite e a manteiga, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.

– Retire o bolo do forno, e espalhe a cobertura por cima.

– Sirva quente ou frio, ou guarde na geladeira por até três dias.

Quais são os melhores acompanhamentos para pizza sem glúten?

A pizza sem glúten é um prato que combina com vários tipos de bebidas e saladas. Você pode servir a sua pizza sem glúten com:

– Suco natural: o suco natural é uma bebida que refresca e hidrata, e que pode ser feita com a fruta de sua preferência, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, etc. Você pode adoçar o suco com açúcar, mel, ou adoçante, e adicionar gelo se quiser.

– Vinho: o vinho é uma bebida que harmoniza bem com a pizza, e que pode ser escolhido de acordo com o tipo de queijo e de carne que você usar na cobertura. Por exemplo, se você usar queijo mussarela e presunto, pode optar por um vinho branco seco ou um rosé. Se você usar queijo gorgonzola e calabresa, pode optar por um vinho tinto encorpado ou um espumante.

– Salada verde: a salada verde é um acompanhamento que traz frescor e leveza à pizza, e que pode ser feita com alface, rúcula, agrião, espinafre, ou outras folhas de sua preferência. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal, pimenta, e outros condimentos de sua escolha.

Conclusão

A pizza sem glúten é uma receita que pode ser feita por qualquer pessoa que queira evitar o consumo de glúten, seja por necessidade ou por opção. A pizza sem glúten é fácil de fazer, nutritiva e deliciosa, e pode ser personalizada com os ingredientes que você mais gosta. Neste artigo, você aprendeu como fazer uma pizza sem glúten com massa de arroz, e algumas variações de massa e de acompanhamentos. Esperamos que você tenha gostado, e que experimente fazer em casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera, e as suas sugestões, nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *