Receita de polenta ou angu para almoço
4.6/5 - (11 votes)

Você sabe o que é polenta ou angu? São duas receitas tradicionais da culinária brasileira, que levam basicamente fubá, água e sal, e que são cozidas até formar um mingau grosso. A polenta é de origem italiana, e costuma ser mais firme e dourada.

O angu é de origem africana, e costuma ser mais mole e amarelado. A polenta e o angu são pratos simples, baratos e nutritivos, que podem ser servidos como acompanhamento de carnes, molhos, queijos, verduras e legumes. Além disso, são versáteis e podem ser preparados de diversas formas, desde a mais básica até a mais sofisticada.

Neste artigo, vamos mostrar algumas receita de polenta ou angu para acompanhar o almoço. São receitas fáceis, rápidas e deliciosas que vão agradar a toda a família. Confira!

O que é polenta ou angu?

Receita de polenta ou angu

Polenta e angu são dois nomes dados à mesma receita, que consiste em cozinhar fubá (farinha de milho) com água e sal, até formar um mingau grosso e cremoso. A diferença entre eles está na consistência e na cor. A polenta é mais firme e dourada, pois leva mais fubá e menos água, e é cozida por mais tempo. O angu é mais mole e amarelado, pois leva menos fubá e mais água, e é cozido por menos tempo.

A polenta é um prato de origem italiana, que foi trazido pelos imigrantes que vieram para o Brasil no século XIX. A polenta era consumida pelos camponeses pobres, que não tinham acesso a outros alimentos, e era considerada um alimento de subsistência. Com o tempo, a polenta foi incorporada à culinária brasileira, e ganhou novos ingredientes e formas de preparo.

O angu é um prato de origem africana, que foi trazido pelos escravos que vieram para o Brasil nos séculos XVI e XVII. O angu era consumido pelos escravos nas senzalas, e era feito com farinha de mandioca ou de milho. O angu era considerado um alimento sagrado, pois era usado em rituais religiosos. Com o tempo, o angu foi incorporado à culinária brasileira, e ganhou novos acompanhamentos e temperos.

Como fazer polenta ou angu?

Para fazer polenta ou angu, você vai precisar de:

– 4 xícaras de chá de água
– 2 xícaras de chá de fubá
– 1 colher de chá de sal
– 2 colheres de sopa de manteiga

O modo de preparo é:

– Em uma panela, leve a água e o sal ao fogo alto, até ferver.
– Em uma tigela, dissolva o fubá em um pouco de água fria, para evitar que empelote.
– Quando a água ferver, abaixe o fogo e acrescente o fubá dissolvido, mexendo sem parar com uma colher de pau, para não grudar no fundo da panela.
– Cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que a polenta ou o angu solte da panela, mexendo sempre.
– Adicione a manteiga e misture bem.
– Transfira a polenta ou o angu para um refratário ou uma travessa, e sirva em seguida.

Leia também : Receita de canjica ou mungunzá para noites frias

Quais são as variações de da receita de polenta ou angu?

Receita de polenta ou angu para almoço

A polenta e o angu são pratos versáteis, que podem ser preparados de diversas formas, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Veja algumas sugestões:

– Polenta frita: depois de pronta, deixe a polenta esfriar e endurecer. Corte em pedaços e frite em óleo quente, até dourar. Escorra em papel toalha e sirva com queijo ralado ou molho de tomate.
– Polenta recheada: depois de pronta, despeje metade da polenta em um refratário untado. Espalhe um recheio de sua preferência, como carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, ou legumes refogados. Cubra com o restante da polenta e leve ao forno médio por 15 minutos, ou até gratinar. Sirva quente.
– Angu à baiana: depois de pronto, sirva o angu com um molho feito com azeite de dendê, cebola, alho, tomate, pimentão, coentro, camarão seco, leite de coco e sal. Decore com ovos cozidos e sirva quente.
– Angu com quiabo: depois de pronto, sirva o angu com um refogado de quiabo, feito com óleo, cebola, alho, quiabo picado, vinagre, sal e pimenta. Decore com torresmo e sirva quente.

Quais são os acompanhamentos para polenta ou angu?

A polenta e o angu podem ser servidos como acompanhamento de diversos pratos, como carnes, molhos, queijos, verduras e legumes. Veja algumas sugestões:

Polenta com ragu de carne: sirva a polenta com um molho feito com carne bovina cozida e desfiada, refogada com cebola, alho, tomate, vinho tinto, caldo de carne, sal, pimenta e ervas. Decore com queijo parmesão ralado e sirva quente.
Polenta com frango e quiabo: sirva a polenta com um ensopado de frango e quiabo, feito com frango em pedaços, temperado com sal, pimenta, alho, limão e colorau, e cozido com água, cebola, tomate, quiabo picado, cheiro-verde e sal. Sirva quente.
– Angu com carne de porco: sirva o angu com uma carne de porco assada, temperada com sal, pimenta, alho, vinagre, louro, alecrim e tomilho, e regada com o próprio molho. Sirva quente ou fria.
– Angu com couve: sirva o angu com uma couve refogada, cortada em tiras finas, e temperada com óleo, alho, sal e pimenta. Sirva quente.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu algumas receita de polenta ou angu para acompanhar o almoço. São receitas simples, baratas e nutritivas, que podem ser servidas de diversas formas, desde a mais básica até a mais sofisticada.

E você, qual é a sua receita de polenta ou angu preferida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *