Você está procurando uma receita deliciosa, fácil e que agrada a toda a família? Então você precisa conhecer a polenta com ragu de carne, um prato típico da culinária italiana, que combina a cremosidade da polenta com o sabor e a textura da carne cozida no molho.
A polenta é um alimento feito à base de farinha de milho, que pode ser servido de diversas formas, como frita, assada, grelhada ou cremosa. Ela é rica em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B, e pode ser uma ótima opção para substituir o arroz, o macarrão ou a batata.
O ragu de carne é um molho feito com carne bovina cortada em pedaços pequenos, que são refogados e cozidos lentamente em um caldo aromatizado com vinho, ervas e especiarias. Ele é encorpado, saboroso e suculento, e pode ser usado para acompanhar massas, polenta, risoto ou pão.
A combinação da polenta com o ragu de carne é perfeita para os dias frios, pois aquece o corpo e o coração. Além disso, é uma receita econômica, que rende bastante e que pode ser feita com ingredientes simples e fáceis de encontrar.
Neste artigo, você vai aprender como fazer a receita de polenta com ragu de carne, seguindo o passo a passo e as dicas que eu separei para você. Você também vai conhecer algumas sugestões parecidas com o tema, e dois acompanhamentos que vão deixar o seu prato ainda mais completo e saboroso.
Como fazer a receita de polenta com ragu de carne
Para fazer a receita de polenta com ragu de carne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a polenta:
- 4 xícaras de água
- 2 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de chá de sal
- 2 xícaras de farinha de milho pré-cozida
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- Para o ragu de carne:
- 1 kg de carne bovina (acém, músculo ou paleta) cortada em cubos pequenos
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 cenouras picadas
- 2 talos de salsão picados
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de tomilho
- 2 ramos de alecrim
- 1/4 de xícara de extrato de tomate
- 2 xícaras de vinho tinto seco
- 4 xícaras de caldo de carne
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a polenta:
- Em uma panela grande, leve a água, o leite, a manteiga e o sal para ferver em fogo alto, mexendo de vez em quando.
- Quando ferver, reduza o fogo e acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo sem parar com um batedor de arame ou uma colher de pau, para não empelotar.
- Cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que a polenta esteja cremosa e soltando do fundo da panela, mexendo sempre.
- Desligue o fogo e misture o queijo parmesão ralado. Reserve e mantenha aquecida.
- Para o ragu de carne:
- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne em pequenas porções, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve a carne em um prato.
- Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o salsão por cerca de 10 minutos, ou até que estejam macios, mexendo de vez em quando.
- Junte as folhas de louro, os ramos de tomilho, os ramos de alecrim e o extrato de tomate, e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo bem.
- Adicione o vinho tinto e deixe ferver por alguns minutos, raspando o fundo da panela com uma espátula, para soltar os sabores.
- Volte a carne para a panela, junto com o caldo de carne, e misture bem. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos, ou até que a carne esteja macia e o molho encorpado. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
- Para montar o prato:
- Em um refratário grande, espalhe a polenta cremosa, formando uma camada uniforme.
- Por cima, distribua o ragu de carne, cobrindo toda a superfície da polenta.
- Se desejar, polvilhe mais queijo parmesão ralado por cima, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e o prato esteja bem quente.
- Sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde e de um vinho tinto de sua preferência.
Leia também : 3 Receitas de Batata com Linguiça que Você vai Amar
Sugestões parecidas com o tema
Se você gostou da receita de polenta com ragu de carne, você também pode gostar de outras receitas que combinam a polenta com diferentes tipos de molho, como:
- Polenta com molho de frango: substitua a carne bovina por frango desfiado, e cozinhe-o com tomate, cebola, alho, milho, ervilha, azeitona, cheiro-verde e creme de leite. Fica uma delícia!
- Polenta com molho de cogumelos: substitua a carne bovina por cogumelos frescos ou em conserva, e refogue-os com manteiga, alho, cebolinha, salsa, vinho branco e creme de leite. Fica muito saboroso!
- Polenta com molho de queijo: substitua a carne bovina por queijo mussarela ralado, e derreta-o em uma panela com leite, manteiga, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Fica uma maravilha!
Acompanhamentos para a receita
Para deixar a sua receita de polenta com ragu de carne ainda mais completa e saborosa, você pode servir alguns acompanhamentos que combinam bem com o prato, como:
- Salada verde: uma salada simples, mas nutritiva, que leva alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura e cebola, temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Ela ajuda a equilibrar o sabor e a textura da polenta com o ragu de carne, e ainda traz frescor e cor ao prato.
- Vinho tinto: um vinho tinto seco, de corpo médio, que harmoniza bem com a carne e o molho do ragu, e que realça o sabor da polenta e do queijo. Você pode escolher um vinho da sua preferência, como um Merlot, um Cabernet Sauvignon, um Malbec ou um Chianti.