5 (100%) 11 votes

O brigadeiro é um dos doces mais amados e tradicionais do Brasil. Ele é feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, e pode ser enrolado em bolinhas ou servido de colher. Mas você sabe como descobrir o ponto ideal do brigadeiro? Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um brigadeiro perfeito, sem erros e sem desperdícios.

Você vai aprender o conceito, a receita, a história e os acompanhamentos para esse doce delicioso. Confira!

O que é o ponto ideal do brigadeiro?

Como Descobrir o Ponto Ideal do Brigadeiro

O ponto ideal do brigadeiro é aquele em que a massa fica cremosa, brilhante e consistente, sem grudar nas mãos ou na panela.

Esse ponto varia de acordo com o tipo de brigadeiro que você quer fazer: se for para enrolar, o ponto é mais firme; se for para comer de colher, o ponto é mais mole. O ponto ideal do brigadeiro depende de alguns fatores, como a temperatura do fogo, o tempo de cozimento, o tipo de chocolate e a quantidade de manteiga.

Para acertar o ponto do brigadeiro, é preciso ter atenção, paciência e algumas dicas simples que vamos te mostrar a seguir.

Como fazer a receita de brigadeiro?

Para fazer a receita de brigadeiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 1 lata de leite condensado (395 g)
– 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
– 1 colher (sopa) de manteiga
– Chocolate granulado para enrolar

O modo de preparo é muito fácil, basta seguir os seguintes passos:

– Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga.

– Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. Isso pode levar de 10 a 15 minutos, dependendo da potência do fogo.

– Transfira a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente.

– Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com a massa. Passe as bolinhas pelo chocolate granulado e coloque em forminhas de papel.

Como saber quando o brigadeiro está no ponto?

Como Descobrir os Ponto Ideal do Brigadeiro

Para saber quando o brigadeiro está no ponto, você pode fazer alguns testes simples, como:

– Passar a colher no meio da panela, fazendo um caminho. Se a mistura demorar a voltar para o meio e você conseguir enxergar o fundo da panela, está pronto.

– Pegar um pouco da massa com a colher, esperar esfriar um pouco e virar. Se a massa cair devagar ou não cair, está pronto.

– Colocar um pouco da massa em um copo com água fria. Se a massa ficar firme e não se desfazer, está pronto.

Como surgiu a receita do brigadeiro?

A receita do brigadeiro surgiu no Brasil, na década de 1940, em meio à campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República. As mulheres que apoiavam sua candidatura começaram a fazer e vender o doce para arrecadar fundos e divulgar seu nome.

O doce era feito com leite, ovos, açúcar e chocolate, mas como esses ingredientes eram escassos na época, foram substituídos pelo leite condensado e pelo chocolate em pó. O doce ganhou o nome de “brigadeiro” em homenagem ao candidato, que era um militar da Força Aérea Brasileira.

Apesar de não ter sido eleito, o Brigadeiro Eduardo Gomes deixou sua marca na história e na cultura brasileira, através do doce que leva seu nome.

Leia também : Receita de brownie

Quais são os melhores acompanhamentos para o brigadeiro?

O brigadeiro é um doce que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Veja algumas sugestões:

– Bolo de cenoura: o bolo de cenoura é um clássico da culinária brasileira, que fica ainda mais gostoso com uma cobertura de brigadeiro. Você pode fazer o bolo em uma forma retangular e cobrir com o brigadeiro ainda quente, ou fazer o bolo em uma forma redonda e rechear e cobrir com o brigadeiro frio.

– Sorvete de creme: o sorvete de creme é uma ótima opção para refrescar e contrastar com o brigadeiro. Você pode servir o brigadeiro de colher em uma taça e colocar uma bola de sorvete de creme por cima, ou fazer uma casquinha de chocolate com o brigadeiro e rechear com o sorvete de creme.

– Frutas: as frutas são uma alternativa saudável e saborosa para acompanhar o brigadeiro. Você pode usar morangos, bananas, uvas, kiwis, abacaxis, entre outras frutas de sua preferência. Você pode servir o brigadeiro em um potinho e colocar as frutas picadas por cima, ou fazer espetinhos de frutas e mergulhar no brigadeiro.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como descobrir o ponto ideal do brigadeiro, um dos doces mais amados e tradicionais do Brasil. Você também aprendeu a receita, a história e os acompanhamentos para esse doce delicioso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.

Agradecemos a sua atenção e até a próxima!

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *