Remédios Caseiros Para Ansiedade
5 (100%) 1 vote

A ansiedade é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela pode causar sintomas como nervosismo, medo, preocupação, inquietação, palpitações, falta de ar, insônia, entre outros. Muitas vezes, a ansiedade é tratada com medicamentos, terapia ou técnicas de relaxamento.

No entanto, existem também alguns remédios caseiros simples e naturais que podem ajudar a aliviar a ansiedade de forma eficaz e segura. Neste artigo, vamos apresentar três desses remédios, explicar como eles funcionam e ensinar como prepará-los.

O que são remédios caseiros para ansiedade?

Remédios Caseiros Para Ansiedade

Remédios caseiros para ansiedade são soluções naturais que podem ser feitas em casa com ingredientes fáceis de encontrar e que têm propriedades calmantes, sedativas ou antidepressivas. Esses remédios podem ser consumidos em forma de chá, infusão, suco, xarope, óleo essencial, entre outros. Eles podem ajudar a reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor, equilibrar os hormônios, regular o sistema nervoso e promover o bem-estar geral.

Como fazer chá de camomila?

O chá de camomila é um dos remédios caseiros mais populares e eficazes para ansiedade. A camomila é uma planta que tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, analgésicas e relaxantes musculares. Ela também ajuda a induzir o sono, aliviar a tensão, combater a depressão e acalmar os nervos. Para fazer o chá de camomila, você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa de flores secas de camomila
– 1 xícara de água fervente
– Mel ou açúcar a gosto

O modo de preparo é simples:

– Coloque as flores de camomila em uma xícara ou bule
– Despeje a água fervente sobre elas e tampe
– Deixe em infusão por cerca de 10 minutos
– Coe e adoce a gosto
– Beba o chá quente ou morno, de preferência antes de dormir ou sempre que sentir ansiedade

Como fazer suco de maracujá?

Chá Caseiros Para Ansiedade

O suco de maracujá é outro remédio caseiro muito eficiente para ansiedade. O maracujá é uma fruta que contém vitaminas, minerais, antioxidantes e flavonoides. Esses compostos têm efeitos benéficos sobre o sistema nervoso central, pois atuam como tranquilizantes naturais, reduzem a pressão arterial, relaxam os vasos sanguíneos, diminuem a frequência cardíaca e melhoram a qualidade do sono.

Para fazer o suco de maracujá, você vai precisar de:

– 2 maracujás maduros
– 2 xícaras de água gelada
– Açúcar ou adoçante a gosto

O modo de preparo é fácil:

– Corte os maracujás ao meio e retire a polpa com uma colher
– Coloque a polpa no liquidificador e bata com a água e o açúcar ou adoçante
– Coe o suco e sirva gelado ou em temperatura ambiente
– Beba o suco de maracujá pela manhã ou à tarde, ou sempre que sentir ansiedade

Como fazer óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de lavanda é um dos remédios caseiros mais versáteis e poderosos para ansiedade. A lavanda é uma planta que tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antissépticas e antidepressivas. Ela também ajuda a aliviar a dor, a inflamação, a insônia, a irritabilidade, a agitação, a fadiga, a enxaqueca e a ansiedade. Para fazer o óleo essencial de lavanda, você vai precisar de:

– 1 xícara de flores frescas ou secas de lavanda
– 1 xícara de óleo vegetal de sua preferência (como azeite, amêndoa, coco, etc.)
– 1 frasco de vidro escuro com tampa

O modo de preparo é simples:

– Coloque as flores de lavanda no frasco de vidro e cubra com o óleo vegetal

– Feche bem o frasco e agite para misturar

– Deixe o frasco em um local escuro, fresco e seco por cerca de 4 semanas, agitando ocasionalmente

– Após esse período, coe o óleo e descarte as flores

– Guarde o óleo essencial de lavanda em um frasco limpo e escuro, longe da luz e do calor

– Use o óleo essencial de lavanda para massagear as têmporas, o pescoço, os ombros, as costas, os pés ou outras áreas do corpo que estejam tensas ou doloridas. Você também pode inalar o aroma do óleo, colocando algumas gotas em um lenço, em um difusor ou em um banho quente. Ou ainda, você pode adicionar algumas gotas do óleo em um creme, um sabonete, um shampoo ou um condicionador.

Leia também : Xarope de Alecrim e Camomila é bom Para Dor Intestinal

Como surgiu a receita de chá de camomila?

A receita de chá de camomila é uma das mais antigas e tradicionais da medicina popular. Acredita-se que a camomila tenha sido usada pela primeira vez pelos antigos egípcios, que a consideravam uma planta sagrada e a dedicavam ao deus do sol, Rá.

Eles usavam a camomila para tratar diversas doenças, como febre, malária, inflamações, feridas, dores de cabeça, problemas digestivos e ansiedade. A camomila também era usada pelos gregos, romanos, persas, indianos e chineses, que a chamavam de “maçã da terra” por causa do seu aroma frutado.

A camomila foi introduzida na Europa na Idade Média, onde se tornou um remédio caseiro muito popular e acessível. Até hoje, o chá de camomila é um dos mais consumidos e apreciados no mundo todo, especialmente por suas propriedades calmantes e relaxantes.

Quais são os melhores acompanhamentos para o suco de maracujá?

O suco de maracujá é uma bebida refrescante, saborosa e nutritiva, que pode ser consumida a qualquer hora do dia. No entanto, para potencializar os seus benefícios e tornar a experiência mais agradável, é recomendável combinar o suco de maracujá com alguns acompanhamentos que sejam saudáveis, leves e que harmonizem com o seu sabor. Alguns exemplos de acompanhamentos para o suco de maracujá são:

– Torradas integrais com queijo branco ou ricota: uma opção de café da manhã ou lanche da tarde, que fornece carboidratos, proteínas, cálcio e fibras, além de ser fácil de preparar e de digerir.

– Salada de frutas com iogurte natural: uma opção de sobremesa ou lanche da manhã, que fornece vitaminas, minerais, antioxidantes e probióticos, além de ser refrescante e saciante.

– Sanduíche natural de frango com cenoura e alface: uma opção de almoço ou jantar, que fornece proteínas, ferro, vitamina A, vitamina C e fibras, além de ser saboroso e prático.

Conclusão sobre os remédios caseiros para ansiedade

Neste artigo, você aprendeu três remédios caseiros comprovados para ansiedade: o chá de camomila, o suco de maracujá e o óleo essencial de lavanda. Você também aprendeu como fazer esses remédios, como eles funcionam e como surgiu a receita de chá de camomila.

Além disso, você conheceu alguns acompanhamentos para o suco de maracujá que podem tornar a sua bebida mais completa e deliciosa. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele possa te ajudar a lidar melhor com a ansiedade.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo.

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *