Você é daqueles que adora um doce, mas não tem muito tempo ou habilidade para fazer receitas elaboradas? Então, você vai amar essa receita de brownie que eu vou te ensinar hoje. O brownie é um bolo de chocolate denso, úmido e macio, que tem uma casquinha crocante por cima. Ele é perfeito para comer a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou na sobremesa.
Além disso, ele é muito fácil e rápido de fazer, e leva poucos ingredientes. Quer aprender como fazer essa delícia? Então, continue lendo esse artigo, e siga o passo a passo que eu vou te mostrar.
O que é o brownie e por que ele é tão gostoso?
O brownie é um tipo de bolo de chocolate que surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX. Existem várias lendas sobre a sua origem, mas a mais famosa é a de que ele foi criado por acidente, quando uma dona de casa esqueceu de colocar fermento na massa do bolo. O resultado foi um bolo baixo, denso e úmido, que ficou conhecido como brownie, que significa “marromzinho” em inglês.
O brownie é tão gostoso porque ele combina diferentes texturas e sabores. Ele tem uma casquinha crocante e quebradiça por cima, que contrasta com o interior macio e cremoso. Ele também tem um sabor intenso e rico de chocolate, que pode ser equilibrado com outros ingredientes, como nozes, castanhas, frutas secas, caramelo, doce de leite, entre outros. O brownie é um bolo versátil, que pode ser adaptado ao gosto de cada um.
Como fazer a receita de brownie?
Para fazer a receita de brownie, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado
100 g de manteiga sem sal
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de sal
1/2 xícara de nozes picadas (opcional)
E dos seguintes utensílios:
Uma panela pequena
Uma tigela grande
Uma espátula
Uma forma quadrada de 20 cm
Papel manteiga
Uma faca
Um palito de dente
Uma grade de resfriamento
O modo de preparo é o seguinte:
Preaqueça o forno a 180°C e forre a forma com papel manteiga, deixando um pouco de sobra nas bordas.
Em uma panela pequena, em fogo baixo, derreta o chocolate e a manteiga, mexendo até ficar homogêneo. Retire do fogo e reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos com um garfo ou um batedor de arame, até ficarem levemente espumosos. Adicione o açúcar e a baunilha, e misture bem.
Acrescente a farinha e o sal, e misture delicadamente, até incorporar. Se quiser, adicione as nozes picadas, e misture novamente.
Despeje a massa na forma, e espalhe com uma espátula, alisando a superfície. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que a superfície esteja firme e craquelada, e as bordas estejam levemente soltas.
Retire do forno, e deixe esfriar um pouco na forma. Depois, transfira para uma grade de resfriamento, e deixe esfriar completamente. Corte em quadrados, e sirva.
Qual é a história do brownie?
Como eu disse antes, existem várias lendas sobre a origem do brownie, mas nenhuma delas é comprovada. Uma das mais famosas é a de que ele foi criado por acidente, quando uma dona de casa esqueceu de colocar fermento na massa do bolo.
Outra versão diz que ele foi inventado por um chef que errou na medida do chocolate, e acabou fazendo um bolo muito escuro. Há também quem diga que ele foi criado por um confeiteiro que queria fazer um bolo que fosse fácil de transportar e de comer com as mãos.
O que se sabe é que a primeira receita impressa de brownie apareceu em um livro de culinária de 1896, chamado “The Boston Cooking-School Cook Book”, escrito por Fannie Merritt Farmer. A receita era chamada de “Brownies”, e levava melaço, açúcar mascavo, manteiga, ovos, farinha, chocolate e nozes. Ela era assada em uma forma quadrada, e cortada em pequenos pedaços.
No entanto, essa receita não era muito parecida com o brownie que conhecemos hoje, pois era mais seca e mais doce. A receita que se tornou popular foi a de 1905, publicada em um livro de culinária de 1905, chamado “Lowney’s Cook Book”, escrito por Maria Willett Howard.
A receita era chamada de “Bangor Brownies”, e levava açúcar, manteiga, ovos, farinha, chocolate, baunilha e nozes. Ela era assada em uma forma untada, e cortada em quadrados. Essa receita era mais úmida e mais saborosa, e se assemelhava ao brownie que comemos hoje.
Quais são os melhores acompanhamentos para o brownie?
O brownie é um bolo que pode ser comido puro, ou acompanhado de outros ingredientes que realcem o seu sabor e a sua textura. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que eu adoro, e que você pode experimentar:
Sorvete: O sorvete é um clássico que combina muito bem com o brownie, pois cria um contraste de temperatura e de textura. Você pode escolher o sabor que preferir, mas eu recomendo o de creme, de baunilha ou de chocolate. Você pode servir o brownie quente ou frio, e colocar uma bola de sorvete por cima, ou ao lado. Você também pode adicionar caldas, chantilly, frutas, granulado, ou o que mais gostar.
Frutas vermelhas: As frutas vermelhas são uma opção mais leve e refrescante, que contrasta com o sabor intenso e rico do chocolate. Você pode usar morangos, framboesas, amoras, mirtilos, ou uma mistura de todas. Você pode servir o brownie frio, e colocar as frutas por cima, ou ao lado. Você também pode adicionar açúcar, mel, iogurte, ou o que mais gostar.
Conclusão
Neste artigo, eu te ensinei como fazer uma receita de brownie para se deliciar. Eu te expliquei o que é o brownie, e por que ele é tão gostoso. Eu te mostrei o passo a passo para fazer a receita, e te contei um pouco da história do brownie. Eu também te dei duas sugestões de acompanhamentos para o brownie, que vão deixar o seu bolo ainda mais saboroso.
Espero que você tenha gostado desse artigo, e que tenha aprendido algo novo. Agora, é só colocar a mão na massa, e fazer o seu próprio brownie. Depois, me conta nos comentários como ficou, e se você gostou. Eu vou adorar saber a sua opinião. E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode deixar nos comentários. Eu vou responder o mais rápido possível. Um grande abraço, e até a próxima!