Melhor Receita de Pavê Para Sobremesa
4.6 (92.73%) 11 votes

Você está procurando uma sobremesa fácil, deliciosa e que agrade a toda a família? Então você precisa conhecer a receita de pavê, uma receita típica brasileira que leva biscoitos, creme e chocolate. O pavê é uma ótima opção para o domingo, pois pode ser feito com antecedência e servido gelado. Neste artigo, você vai aprender o que é o pavê, como fazer a receita tradicional e algumas variações para incrementar o seu doce. Além disso, você vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para o pavê e como deixar a sua sobremesa ainda mais bonita e saborosa.

Receita de Pavê Para Sobremesa

O que é o pavê e qual a sua origem?

O pavê é uma sobremesa que consiste em camadas de biscoitos umedecidos em leite ou licor, intercaladas com creme de baunilha ou chocolate, e cobertas com uma camada de chocolate granulado ou raspas. O nome pavê vem do francês “pavé”, que significa “pavimento”, fazendo alusão às camadas que lembram as pedras de uma calçada. A origem do pavê é incerta, mas acredita-se que tenha sido criado na França, no século XIX, inspirado em outras sobremesas como o tiramisù italiano e o charlotte inglês. O pavê chegou ao Brasil no início do século XX, trazido pelos imigrantes europeus, e logo se tornou um sucesso nacional, sendo adaptado aos ingredientes locais e aos gostos dos brasileiros.

Como fazer o pavê tradicional?

Para fazer o pavê tradicional, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 pacote de biscoito maisena ou champanhe
2 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
200 g de creme de leite
150 g de chocolate meio amargo picado
50 g de chocolate granulado ou raspas

O modo de preparo é simples:

  • Em uma panela, misture o leite condensado, as gemas, o amido de milho e a essência de baunilha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem. Reserve.
  • Em outra panela, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo de vez em quando, até ficar liso e brilhante. Reserve.
  • Em um refratário, monte o pavê, fazendo camadas de biscoitos umedecidos no leite e creme, até acabarem os ingredientes. A última camada deve ser de creme.
  • Espalhe o chocolate derretido sobre o creme, cobrindo toda a superfície. Polvilhe o chocolate granulado ou as raspas por cima.
  • Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar.
  • Sirva gelado, cortando em pedaços.

Quais são as variações do pavê?

Melhor Receita de Pavê Para Sobremesa

O pavê é uma receita versátil, que pode ser feita com diferentes sabores e ingredientes. Você pode usar outros tipos de biscoitos, como waffer, amanteigado ou de coco, e outros tipos de cremes, como de chocolate branco, de morango, de limão ou de doce de leite. Você também pode adicionar frutas, como banana, abacaxi, pêssego ou morango, entre as camadas de biscoito e creme, ou usar geleias, doces ou caldas para umedecer os biscoitos. Outra ideia é usar brigadeiro, beijinho, mousse ou sorvete como cobertura, ou decorar o pavê com chantilly, coco ralado, nozes, castanhas ou cerejas. Use a sua criatividade e invente o seu próprio pavê!

Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê?

O pavê é uma sobremesa que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Você pode servir o pavê com um café quentinho, um chá gelado, um suco natural ou um refrigerante. Você também pode harmonizar o pavê com um vinho doce, um licor, uma cerveja ou uma caipirinha. Se você quiser uma sobremesa mais completa, você pode servir o pavê com um bolo simples, um pudim, um flan ou uma torta. O importante é escolher um acompanhamento que realce o sabor do pavê e que agrade o seu paladar.

Leia também : Receita de Coxa e Sobrecoxa 

Conclusão

O pavê é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos. Você aprendeu neste artigo como fazer o pavê tradicional, com biscoito, creme e chocolate, e como variar a receita, usando outros ingredientes e sabores. Você também descobriu quais são os melhores acompanhamentos para o pavê, que podem tornar a sua sobremesa ainda mais especial. Agora é só colocar a mão na massa e preparar o seu pavê para o próximo domingo. Depois, conte para nós como ficou, deixando um comentário abaixo. E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode escrever para nós. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e receitas. Até a próxima!

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *