Receitas de Coxa e Sobrecoxa
4.6 (92.73%) 11 votes

Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para fazer no domingo? Então você vai adorar essa receita de coxa e sobrecoxa de frango assadas no forno, que ficam suculentas, macias e douradas. Essa receita é perfeita para reunir a família e os amigos em torno da mesa, e aproveitar um almoço saboroso e aconchegante. Além disso, essa receita é econômica, saudável e versátil, pois você pode variar os temperos e os acompanhamentos de acordo com o seu gosto. Quer saber como fazer essa receita maravilhosa? Então continue lendo esse artigo e aprenda o passo a passo.

O que é coxa e sobrecoxa de frango?

A coxa e a sobrecoxa de frango são partes do frango que ficam na região da coxa, e são formadas por dois ossos: o fêmur e a tíbia. Essas partes são muito apreciadas pelos brasileiros, pois são mais suculentas e saborosas do que o peito de frango, que é mais seco e magro. Além disso, a coxa e a sobrecoxa de frango são ricas em proteínas, que são essenciais para a construção e a manutenção dos músculos, e em ferro, que previne a anemia e fortalece o sistema imunológico. A coxa e a sobrecoxa de frango também são fontes de vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo e na produção de energia.

Como fazer a receita de coxa e sobrecoxa assadas no forno?

Receita de Coxa e Sobrecoxa

Fazer coxa e sobrecoxa de frango assadas no forno é muito simples e prático. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que você provavelmente já tem na sua cozinha, e de uma assadeira. O segredo para deixar as coxas e sobrecoxas bem suculentas e douradas é temperá-las bem e deixá-las marinar por alguns minutos, para que absorvam todo o sabor. Depois, é só levar ao forno pré-aquecido e esperar ficarem prontas. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes

4 coxas e sobrecoxas de frango
4 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
4 ramos de alecrim
4 batatas médias cortadas em cubos
1 cebola grande cortada em rodelas

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 200°C.
  • Tempere as coxas e sobrecoxas com o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por 15 minutos.
  • Em uma assadeira, espalhe o azeite e a manteiga. Coloque as coxas e sobrecoxas e os ramos de alecrim por cima. Distribua as batatas e as cebolas ao redor.
  • Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que as coxas e sobrecoxas estejam douradas e as batatas cozidas. Vire as coxas e sobrecoxas na metade do tempo, para que dourem por igual.
  • Retire do forno e sirva em seguida, com os acompanhamentos de sua preferência.

Quais são as sugestões parecidas com o tema?

Receitas de Coxa e Sobrecoxa

Se você gostou dessa receita de coxa e sobrecoxa de frango assadas no forno, você pode experimentar outras receitas parecidas, que também são fáceis, rápidas e deliciosas. Veja algumas sugestões:

Coxa e sobrecoxa de frango ao molho de mostarda: para fazer essa receita, você vai precisar de mostarda, creme de leite, caldo de frango, vinho branco, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. Depois de assar as coxas e sobrecoxas, você vai fazer um molho cremoso e saboroso com os demais ingredientes, e regar por cima das coxas e sobrecoxas. Essa receita fica ótima com arroz branco e salada verde.

Coxa e sobrecoxa de frango ao curry: para fazer essa receita, você vai precisar de curry, leite de coco, extrato de tomate, caldo de frango, cebola, alho, gengibre, sal e pimenta-do-reino. Depois de assar as coxas e sobrecoxas, você vai fazer um molho picante e aromático com os demais ingredientes, e despejar sobre as coxas e sobrecoxas. Essa receita fica perfeita com arroz basmati e chutney de manga.

Coxa e sobrecoxa de frango ao mel e limão: para fazer essa receita, você vai precisar de mel, suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino. Você vai misturar esses ingredientes e pincelar sobre as coxas e sobrecoxas antes e durante o tempo de forno. Essa receita fica deliciosa com purê de batata e cenoura.

Quais são os acompanhamentos para a receita de coxa e sobrecoxa ?

Você pode servir as coxas e sobrecoxas de frango assadas no forno com os acompanhamentos que você mais gosta, mas se você quiser algumas ideias, aqui estão duas sugestões que combinam muito bem com essa receita:

Salada de repolho com maçã e nozes: essa salada é refrescante, crocante e nutritiva. Você vai precisar de repolho roxo, repolho verde, maçã verde, nozes, iogurte natural, maionese, vinagre de maçã, mel, sal e pimenta-do-reino. Você vai cortar o repolho e a maçã em tiras finas, e picar as nozes. Em uma tigela, você vai misturar o iogurte, a maionese, o vinagre, o mel, o sal e a pimenta-do-reino, e fazer um molho cremoso. Depois, você vai juntar o repolho, a maçã e as nozes, e misturar bem com o molho. Leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Arroz de forno com queijo e presunto: esse arroz de forno é cremoso, gratinado e irresistível. Você vai precisar de arroz cozido, queijo mussarela ralado, presunto picado, creme de leite, leite, ovos, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. Em uma tigela, você vai bater os ovos com um garfo, e misturar com o creme de leite, o leite, o sal e a pimenta-do-reino. Em um refratário untado, você vai fazer camadas de arroz, queijo mussarela e presunto, terminando com arroz. Por cima, você vai despejar a mistura de ovos, e polvilhar o queijo parmesão. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que esteja dourado e borbulhante.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu como fazer uma receita de coxa e sobrecoxa de frango assadas no forno, que é fácil, rápida e deliciosa. Você também viu algumas sugestões de receitas parecidas, e de acompanhamentos que combinam com essa receita. Agora, você pode surpreender a sua família e os seus amigos com essa receita maravilhosa, e aproveitar um domingo especial e saboroso. Espero que você tenha gostado desse artigo, e que tenha ficado com água na boca. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão, deixe aqui embaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião. Até a próxima!

By eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *