Você gosta de peixe, mas não sabe como prepará-lo de forma saborosa e saudável? Então você vai adorar esta receita de peixe assado com ervas, uma opção leve, aromática e que derrete na boca. Neste artigo, você vai aprender como fazer esta delícia em poucos passos, e ainda vai conferir algumas dicas e sugestões para variar o cardápio. Vamos lá?
O que é peixe assado com ervas e por que é tão bom?
O peixe assado com ervas é um prato que consiste em um filé de peixe temperado com sal, pimenta-do-reino, alho, limão e ervas frescas, como alecrim, tomilho, sálvia e manjericão. O peixe é assado no forno, ficando macio, suculento e perfumado.
O peixe assado com ervas é bom porque é uma fonte de proteína magra, que ajuda a manter a massa muscular e a saciedade. Além disso, o peixe é rico em ômega-3, um tipo de gordura benéfica para o coração, o cérebro e a pele. As ervas, por sua vez, são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Ou seja, o peixe assado com ervas é um prato que faz bem para o corpo e para a alma.
Como fazer peixe assado com ervas em 4 passos simples
Para fazer um peixe assado com ervas delicioso, você vai precisar de:
– 4 filés de peixe de sua preferência (pode ser tilápia, salmão, pescada, etc.)
– 4 dentes de alho picados
– Suco de 1 limão
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 4 ramos de alecrim
– 4 ramos de tomilho
– 4 folhas de sálvia
– 4 folhas de manjericão
– Azeite para regar
Siga o passo a passo abaixo:
1. Em uma tigela, tempere os filés de peixe com o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinar por 15 minutos na geladeira.
2. Em uma assadeira, coloque os filés de peixe e distribua as ervas por cima. Regue com um fio de azeite.
3. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até o peixe ficar dourado e cozido por dentro.
4. Retire do forno e sirva em seguida.
Outras receitas de peixe que você pode gostar
Se você gostou do peixe assado com ervas, que tal experimentar outras receitas de peixe que também são deliciosas e saudáveis? Veja algumas sugestões:
– Peixe ao molho de maracujá: substitua as ervas por polpa de maracujá e açúcar. Você vai obter um molho agridoce e refrescante, que combina muito bem com o peixe.
– Peixe à dorê: passe os filés de peixe em farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Frite em óleo quente até ficarem crocantes e dourados. Escorra em papel toalha e sirva com limão.
– Peixe ensopado: corte os filés de peixe em pedaços e cozinhe em uma panela com água, cebola, alho, tomate, pimentão, coentro, sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver até o peixe ficar macio e o caldo encorpar.
Acompanhamentos para o peixe assado com ervas
Para deixar o seu peixe assado com ervas ainda mais completo e saboroso, você pode servir alguns acompanhamentos que combinam muito bem com o prato. Veja duas opções:
– Arroz branco: um clássico que não pode faltar na mesa. Você pode fazer o arroz branco simples, com água, sal e óleo, ou incrementar com alho, cebola, cenoura, ervilha, milho, etc.
– Salada de batata: uma salada cremosa e nutritiva, que vai contrastar com o sabor do peixe. Você pode cozinhar as batatas em cubos e misturar com maionese, creme de leite, mostarda, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha.
Lei também :Receita de Bolo de Banana Sem Açúcar com Aveia
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de peixe assado com ervas, que é leve, aromática e que derrete na boca. Você também viu outras receitas de peixe que você pode variar o cardápio, e alguns acompanhamentos que vão deixar o seu prato ainda mais completo.
Esperamos que você tenha gostado e que se inspire para fazer esta receita em casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!