Os churros são uma sobremesa típica da Espanha, com uma história que remonta ao século XVI. Acredita-se que essa delícia tenha origem incerta, mas há algumas teorias interessantes sobre como ela surgiu.
Uma teoria sugere que os churros foram trazidos para a Europa da China pelos portugueses. Durante suas viagens à China, os portugueses teriam se deparado com um doce chamado youtiao, também conhecido como yóuzhágu no sul da China.
Esse doce chinês se assemelha ao churro e teria inspirado sua criação na Península Ibérica. Os espanhóis modificaram a receita, fazendo a massa ser extrudada através de um bico em formato de estrela, em vez de ser puxada como o youtiao.
Outra teoria é que os churros foram criados pelos pastores espanhóis como uma alternativa aos pães frescos. A massa do churro era fácil de fazer e fritar em fogo aberto nas montanhas, onde os pastores passavam a maior parte do tempo.
Como São Feitos
Os churros são feitos com uma massa de farinha, água, sal e açúcar, que é frita em óleo quente. A massa é geralmente extrudada através de um bico em formato de estrela, criando a característica forma alongada e estriada. Após a fritura, os churros são polvilhados com açúcar e canela.
Na Espanha, os churros podem ser finos (às vezes com nós) ou longos e grossos, conhecidos como porras ou jeringos em algumas regiões. Eles são normalmente consumidos no café da manhã, mergulhados em café ou chocolate quente, ou como lanche da tarde⁶.
Variações e Popularidade
Os churros são populares em todo o mundo e podem ser encontrados na culinária latino-americana, filipina e em outras áreas com influência de países de língua espanhola e portuguesa. Além disso, eles são servidos em festas e eventos, muitas vezes em carrinhos de comida.
Em Portugal, existem duas variações semelhantes aos churros: porra e fartura, que são recheadas com geleia em vez do tradicional doce de leite brasileiro.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água ou leite
- 1 colher (chá) de manteiga aviação ou margarina
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 2 ovos
- óleo de girassol ou milho para fritar
- Açúcar com canela ou mel
Modo de Preparo
- Leve o leite ou água com a manteiga aviação ou margarina, o açúcar e o sal ao fogo até ferver
- Despeje a farinha de uma só vez e misture vigorosamente até desprender do fundo da panela. Deixe amornar bem
- Incorpore os ovos um a um, misturando bem a cada adição até homogeneizar
- Transfira para um saco de confeitar com bico pitanga grande (ou apropriado para churros)
- Modele os churros diretamente sobre óleo quente abundante e frite até dourarem
- Deixe escorrer sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela ou besunte-os com mel (se quiser, pode rechear a gosto)
- Sirva quentes
Leia também : Relembrando Sabores: Bolo da Vovó Sem Açúcar
Conclusão sobre a receita do churros
Os churros de outro mundo são mais do que uma receita; são uma experiência que desafia os limites da culinária tradicional. Experimente, inove e não se esqueça de compartilhar suas opiniões e sugestões conosco. Juntos, podemos descobrir novos universos de sabor!